Nos próximos dias 5 e 6 de Maio a cidade de Évora vai receber a 8ª edição do Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, é um dos maiores fóruns nacionais de apresentação de trabalhos académicos e científicos da área da vinha e do vinho.
A grande novidade desta edição é a exposição de casos práticos, nas áreas de viticultura, enologia, marketing e sustentabilidade, apresentados por especialistas internacionais.
Entre as presenças internacionais estão o microbiólogo e enólogo francês Christophe Gerland; Brian Howard, Co-fundador e Director de Desenvolvimento de Negócios da Wine Intelligence, no Reino Unido; J. Ramon Lissarague, da Universidade Politécnica de Madrid e da Escola Técnica Superior de Engenheiros Agrónomos de Espanha; Joël Rochard, especialista em ambiente e Director do Instituto Regional do ITV de Champagne; Lisa Francioni Gestora de Projectos na California Sustainable Winegrowing Alliance e Coordenadora dos Assuntos Ambientais no Wine Institute nos EUA e Tim Hogg, da Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa e da Viniportugal.
O Simpósio, que irá decorrer no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo vai, ainda, contar com a apresentação de estudos e realização de reuniões técnicas de trabalho para discussão de temas fundamentais na vitivinicultura actual.
Para além de temas mais técnicos relacionados com questões agrícolas da vinha, estarão também em discussão importantes factores para o futuro do sector em Portugal, como a internacionalização das empresas vitivinícolas portuguesas, a importância da marca Portugal e na Internacionalização de um Produtor e viticultura sustentável, com a apresentação do Programa de Viticultura Sustentável da Califórnia.
Este encontro é uma organização conjunta da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, com a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo; a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo; a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo e a Universidade de Évora.
O Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo é um encontro técnica, realizado de três em três anos, com o objectivo de actualizar os conhecimentos técnicos na área da viticultura, enologia e marketing; apresentar trabalhos científicos de investigação e desenvolvimento do sector vitivinícola; aproximar técnicos e profissionais do sector de várias regiões vitícolas do mundo e contribuir para a divulgação e troca de conhecimentos para os agentes do sector. |