Vinho Verde investe no mercado alemão e belga
CVRVV | 16-03-2010

Tendo em conta a importância do mercado externo nas vendas do Vinho Verde, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) continua a desenvolver acções de promoção além fronteiras.

Colónia e Bruxelas foram as cidades escolhidas para a realização de provas e acções de promoção que tiveram já os seus frutos – alguns produtores iniciaram já o processo de exportação e outros reforçaram os laços comerciais

Recentemente, na cidade alemã de Colónia, uma prova na qual participaram 13 agentes económicos, representando cerca de 50 marcas de vinho, possibilitou uma aproximação com importadores, escanções e especialistas locais. Paralelamente à acção em Colónia, uma outra decorreu em Bruxelas, com a presença de 11 agentes económicos e 55 marcas de vinho. Através de diferentes provas e da visualização de um filme sobre a Região, a CVRVV consegue esclarecer e aproximar os públicos, apresentando uma diversidade de oferta.

De salientar a presença e intervenção de dois oradores de destaque em cada uma das referidas acções. Em Bruxelas, o seminário sobre os Vinhos Verdes com o qual se iniciou a acção, foi orientado pelo conceituado Kris Van de Sompel, tendo estado presentes cerca de 40 participantes. Em Colónia, o seminário sobre os Vinhos Verdes foi orientado pelo jornalista e conhecedor de vinhos portugueses, David Schwarzwälde. Dois especialistas que puderam comprovar a qualidade dos Vinhos Verdes.

As vendas do Vinho Verde têm vindo a aumentar nos mercados internacionais atingindo, no final de 2009, valores na ordem dos 13 milhões de litros, o que representa mais de 30 milhões de euros. O consumo do Vinho Verde no mercado externo representa mais de 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) não licoroso. Paralelamente a França, Angola e EUA, a Alemanha representa um dos mercados estrangeiros mais importantes para a região dos Vinhos Verdes.

 
 
English