Manuel Pinheiro foi reconduzido pelos produtores da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) na presidência do organismo, tornando-o o presidente de uma CVR mais antigo do país.
Para este quarto mandato, que terá uma duração de três anos, foi já divulgado um documento que refere as principais linhas de actuação e do qual se destacam a aposta no plantio de novas vinhas e o reforço do investimento na exportação.
De salientar que as vendas do Vinho Verde têm vindo a aumentar nos mercados internacionais atingindo, no final de 2009, valores na ordem dos 13 milhões de litros, o que representa mais de 30 milhões de euros. O consumo do Vinho Verde no mercado externo representa mais de 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) não licoroso.
O processo eleitoral na CVRVV decorreu hoje, dia 10 de Março, resultando na votação dos 20 membros do Conselho Geral da Comissão, em representação dos 35.000 produtores da região, que elegeram os órgãos sociais, do qual faz parte Francisco Marques, Presidente do Conselho Fiscal.
Nascido a 3 de Abril de 1966, Manuel Pinheiro é licenciado em Direito pela Universidade Católica e Pós Graduado (Mestr.) pelo Collége d´Europe em Brugge, Bélgica. Manuel Pinheiro gere, na CVRVV, um orçamento anual na ordem dos seis milhões de euros. De realçar que a CVRVV é uma entidade privada a quem cabe a certificação e promoção dos vinhos da região.
Manuel Pinheiro foi Secretário-geral da ANDOVI (Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas) desde a sua fundação, sendo actualmente Secretário-geral da ANCEVE (Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas).
No âmbito das suas funções tomou parte nos trabalhos do Projecto Porter para a Competitividade, tendo coordenado o grupo relativo à reforma institucional do sector dos vinhos. Participou no processo de concertação que deu origem à associação VINIPORTUGAL, bem como no lançamento de inúmera legislação relativa aos vinhos, de que é exemplo o novo regime de taxas, a bolsa da vinha, a preparação da reforma da COM Vitivinícola. |