Tesouro de 1500 garrafas
Jornal de Notícias | 10-03-2010

É um autêntico tesouro. Sem valor estimado. A Enoteca Histórica do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), no Peso da Régua, guarda cerca de 1500 garrafas de vinhos do Porto com várias décadas.

Algumas delas são exemplares únicos. Jóias empoeiradas a cujos rótulos emprestam mais riqueza, data e nome. A Enoteca Histórica é, actualmente, um mostruário para apreciador admirar na Régua, um dos espaços de visita obrigatória naquela cidade duriense. José Tomás Simões, do IVDP, conta que a ideia de criar o espaço surgiu há cerca de cinco anos, quando começou a faltar espaço nas instalações do Porto, do instituto, para tanta garrafa de vinho histórico. "Pensámos que o melhor seria transferir os melhores exemplares para um espaço nobre que as pessoas pudessem visitar".

E foi assim que surgiram no Solar do Vinho do Porto duas enormes estruturas de ferro, seladas com grandes cadeados, que guardam néctares velhíssimos, alguns com mais de 70 anos. "É um conjunto de todos os tipos de vinhos do Porto", acrescenta o responsável, assegurando que vai permanecer naquele local como um atractivo turístico. José Tomás Simões afiança ainda, que uma das preocupações que também presidiu à escolha das garrafas que teriam de fazer parte da Enoteca foi a dos rótulos. Porque alguns deles "marcaram uma época e já não existem".

Quanto aos néctares que as garrafas guardam, a única certeza é que é vinho do Porto, não se sabendo se está, ou não, em condições de ser bebido. Mas isso é o que menos importa. Pois, tratando-se de um acervo histórico não é para experimentar. E, como tal, ficará para a imaginação de cada um a "prova" do néctar. Apenas este dado de José Tomás Simões: "Uma vez abrimos uma e... bem, aquilo era um autêntico bálsamo duriense", sorri, só de lembrar. Mas ressalva: "Na Enoteca, alguns poderão estar bons, mas outros não. Tudo depende das massas vínicas empregues nos vinhos".
 
 
English