Manuel Lima Ferreira, técnico da Câmara de Provadores e do Laboratório do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, acaba de finalizar com sucesso o prestigiado ?Diploma? da instituição Britânica, Wine and Spirit Education Trust (WSET), tornando-se desta forma, o primeiro Português a obter este certificado.
A WSET, criada em 1969, é apoiada pelo governo Britânico e é reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas do mundo a administrar formação de excelência e qualificação aos mais diversos agentes e profissionais do vinho, tendo já formado pessoas de cerca de 30 nacionalidades.
O “Diploma”, dentro dos diversos níveis de formação proporcionados pela WSET, é o mais ambicionado e o que desfruta de maior notoriedade e projecção internacional. Constitui uma qualificação quase indispensável para quem pretender prosseguir os estudos no Institute of Masters of Wine e se candidatar a “Master of Wine”.
Ao longo de dois anos, o plano de estudos que foi necessário cumprir, para a conclusão do “Diploma”, incluiu exigentes exames práticos e teóricos, todos realizados em Londres, correspondentes a seis unidades de estudo. Foram avaliadas temáticas tão diversas como comércio global de bebidas alcoólicas, a produção de vinho, assim como vinhos, bebidas espirituosas, espumantes e fortificados de todo o mundo. |