Essência do Vinho 2010 termina hoje com balanço positivo nas visitas
i online | 07-03-2010

A organização da Essência do Vinho 2010, que termina hoje, no Palácio da Bolsa, no Porto, faz um balanço positivo do evento, apontando desde já para um número de visitantes idêntico ao da edição do ano passado, que foi de 18 mil.

“Estamos muito contentes porque este é um ano um bocadinho complicado para o sector do vinho, com menos consumo e menos vendas”, assinalou o diretor executivo da Essência do Vinho, em declarações à Agência Lusa.

Nuno Pires referiu que ao longo de quatro dias, “as ações paralelas tiveram mais gente, estiveram presentes mais produtores e a presença estrangeira aumentou, através de jornalistas e críticos da especialidade e também compradores”.

Os visitantes tiveram ao seu dispor um programa diversificado, com provas múltiplas, conversas sobre diferentes tipos de vinho, como os doces, os Portos e os que, alegadamente, servem “para seduzir e impressionar o seu sogro”.

Um dos pontos altos foi a prova comemorativa dos 100 anos da República Portuguesa, que decorreu no Salão Árabe daquele edifício monumental.

Quatro vinhos estiveram em prova: dois da Madeira, um de 1908 e outro de 1910, da Madeira Wine Company, um moscatel de Setúbal de 1910, da casa José Maria da Fonseca, e um Porto vintage também do ano da República, da empresa Ramos Pinto.

“Tivemos 25 pessoas na prova, sobretudo jornalistas estrangeiros, e todos provaram esses vinhos, tendo-lhes sido explicado o respetivo potencial de longevidade”, frisou Nuno Pires.

“Os vinhos estavam fantásticos. Foi um momento marcante”, completou, referindo ainda que o presidente Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, também compareceu nessa prova especial.

Os “cocktails” à base de vinho do Porto tiveram “uma adesão surpreendente” e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e a empresa Sogrape montaram um bar só para esse efeito, o que foi “uma oportunidade para conquistar novos consumidores” para esse vinho generoso.

Desde que foi criada, há oito anos, a empresa Essência do Vinho não mais parou: organiza o evento homónimo, entre outros pelo país fora, sempre à volta do vinho e da gastronomia, tem uma revista sobre vinhos, a Wine, acaba de estrear um programa televisivo no Porto Canal e dispõe até de “um canal de televisão via web”.

As atenções viram-se agora para o Peixe em Lisboa, de 10 a 18 de Abril, que a empresa diz ser o “o grande evento da cidade em termos gastronómicos”, este ano dedicado à cozinha brasileira.

O Brasil é a próximo alvo, revela Nuno Pires, anunciando que deverá ser fechada proximamente “uma parceria para criar uma estrutura para organizar lá eventos”, disse.

“Esperamos que o sector do vinho nos veja com um aliado nesse mercado, conclui.
 
 
English