"Óscares" dos vinhos portugueses entregues no Campo Pequeno
Lusa | 12-02-2010

Mais de três dezenas de vinhos e cerca de vinte personalidades, empresas e instituições vão esta sexta feira ser distinguidos pela Revista dos Vinhos com prémios anuais que são considerados os "óscares" do sector em Portugal.

O Campo Pequeno em Lisboa foi o local escolhido este ano para receber a mais importante cerimónia do sector vitivinícola português, que regista a sua 13ª edição. "Os Melhores do Ano 2009", evento organizado pela Revista de Vinhos, contará com a presença dos mais importantes produtores, enólogos e empresários ligados ao vinho, assim como com o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, e o seu secretário de Estado, Luís Vieira, num total de mais de 800 convidados.

Os vencedores da noite resultarão de doze meses de provas e de visitas a adegas e vinhas por parte dos jornalistas da publicação e serão anunciados depois de um jantar que, este ano, ficou a cargo do chefe Vítor Sobral. Nos vinhos, as escolhas de 2009 foram agrupadas em duas categorias: a dos Melhores Vinhos de Cada Região, que serão mais de uma centena, e a dos Prémios Excelência, que distinguirá os vinhos excepcionais, os melhores entre os melhores, que nesta edição vão ser 34.

A cerimónia, contudo, não distinguirá apenas vinhos. Serão ainda premiadas personalidades e instituições do sector vitivinícola, assim como da área do turismo e da gastronomia, que tenham tido uma acção relevante em 2009. Estes prémios serão distribuídos em categorias como melhor produtor e produtor revelação; melhor adega cooperativa, melhor empresa, melhor enólogo, melhor projecto de enoturismo, melhor restaurante, melhor garrafeira, entre outras.

Na cerimónia do ano passado, realizada em Santarém, foram distinguidos entre os melhores de 2008 com o prémio produtor revelação, a Herdade do Rocim e o projecto Vale d'Algares.

O prémio para o melhor Produtor foi para o Soalheiro, a melhor adega cooperativa foi a de Borba, a Herdade do Esporão foi considerada a melhor empresa de vinhos de mesa, distinção que a Sogevinus arrecadou nos vinhos generosos.

Rui Reguinga e Pedro Sá foram os melhores enólogos. Quanto ao prémio para o melhor projecto de enoturismo, foi atribuído ao Paço dos Cunhas de Santar, na região do Dão
 
 
English