Promoção dos vinhos do Porto e Douro com 2,8 milhões de euros
Expresso | 12-02-2010

Instituto dos Vinhos do Porto e Douro aposta no mercado chinês, através da presença na Vinexpo de Honk Kong.

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) afectou 2,8 milhões de euros ao seu programa de promoção de 2010. A novidade do programa reside na primeira incursão no mercado chinês, através da presença da Vinexpo de Honk Kong, que decorre em Maio.

O certame é considerado vital para os vinhos que ambicionam entrar o mercado chinês. A presença dos vinhos do Porto e DOC (Denominação de Oriegem Controlada) do Douro é ainda residual no mercado chinês. Representam pouco mais do que 50 mil garrafas por ano, apesar dos esforços dos operadores das duas categorias de vinhos.

Festivais de cinema


Outro eixo de promoção do IVDP centra-se na divulgação dos vinhos através dos grandes festivais de cinema - San Sebastian, Cannes e Montreal High Lights Festival. A presença em feiras, como a Prowein  (Düsseldorf) ou Vinexpo é a outra face do plano de internacionalização dos vinhos do Douro e Porto.

Quanto a mercados, a prioridade reside nos Estados Unidos e Reino Unido. Em 2010, o investimento nos dois mercados é de 650 mil euros. O IVDP reforçará também a aposta em países como o Brasil e Canadá, através de acções de promoção e formação dirigidas a públicos especializados.
 
 
English