No próximo dia 1 de Fevereiro, a ADREPES, em parceria com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, apresenta o projecto Heranças dos Vinhos Sul que integra em rede várias adegas, restaurantes, empresas de animação turística e estabelecimentos de alojamento da Península de Setúbal.
Apoiado pela Iniciativa Comunitária Leader+, o Heranças dos Vinhos do Sul, vai dotar a Rota de Vinhos da Península de Setúbal de um novo produto enoturístico, capaz de oferecer ao visitante uma experiência integrada, alicerçada no vinho, mas também na gastronomia, no artesanato e no património natural e edificado da região.
O estatuto de “Embaixador do Enoturismo” é atribuído a entidades que nas suas actividades e serviços privilegiam a valorização do património vitivinícola da região.
Durante a apresentação vão também ser apresentados os novos vinhos das adegas, as propostas gastronómicas dos restaurantes, a oferta e as iniciativas das empresas de animação turística e alojamento bem como os materiais promocionais do projecto.
Antecedentes
O projecto Heranças dos Vinhos do Sul teve início em 2004 pela parceri a composta pelos grupos de Acção Local Haut Languedoc et Vignobles de França, Adelquivir do Bajo Guadalquivir – Espanha, GAL Ogliastra da Sardenha – Itália e pela ADREPES, no âmbito do Cooperação transnacional do Programa de Iniciativa Comunitária Leader +
Dos objectivos principais salienta-se o “desenvolvimento de uma gama comum de produtos de turismo vitivinícola associados à valorização do património”, através da sua “promoção comum”, visando o “reforço como destino enoturístico de cada um dos territórios associados”.
Em cada um dos territórios parceiros foi constituída uma rede de oferta composta por empresas do sector vitivinícola, restauração, hotelaria, animação turística e locais patrimoniais de relevo com o intuito de criar produtos turísticos integrados.
Foram também desenvolvidas várias acções de promoção comuns em mercados-alvo, nomeadamente EUA, Irlanda, Reino Unido e Dinamarca. |