Nos próximos oito fins-de-semana, os apreciadores de bons queijos e vinhos têm a oportunidade de degustar a genuína gastronomia da região do Douro Internacional.
A iniciativa é dirigida aos amantes da boa mesa e dos néctares produzidos naquela região transfronteiriça, pelo que o roteiro engloba a passagem por adegas e queijarias tradicionais, bem como por unidades hoteleiras que oferecem menus únicos, a partir dos quais valorizam a gastronomia dos concelhos de Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, Zamora e Salamanca (ambas em Espanha).
O primeiro dos dez menus do certame gastronómico poderá ser apreciado, hoje, no complexo turístico AldeiaDuero, junto à barragem de Saucelle, a escassos 10 quilómetros de Freixo de Espada à Cinta.
Durante o percurso, os visitantes podem passar por localidades históricas como Trabanca, Lumbrales, San Filices de los Gallegos, Salamanca, Zamora, Miranda do Douro ou Figueira de Castelo Rodrigo.
Participantes podem provar os melhores vinhos produzidos nas Arribas e no Douro Vinhateiro
Nesta viagem, os participantes podem, ainda, apreciar os melhores vinhos produzidos nas arribas do Douro e da própria Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo, provar os sabores apaladados dos queijos terrinchos, de cabra ou o sabor intenso dos curados de ovelha ou degustar os enchidos que resultam de uma sabedoria ancestral. Uma proposta da associação Vindouro/Vinduero –Ruta Internacional del Vino, sedeada em Trabanca (Espanha) que é para se levar a sério até ao dia 14 de Março.
Segundo José Luís Pascual, presidente da Vindouro/Vinduero, uma das entidades promotoras desta iniciativa, a Rota Internacional do Vinho é um organismo transfronteiriço que agrega mais de uma centena de unidades turísticas e culturais originárias de ambos os lados da fronteira demarcada pelo Douro Internacional. É um projecto ecoturístico que consegue, pela primeira vez, unificar numa única rota, os recursos gastronómicos, ambientais e culturais. |