A empresa portuguesa de vinhos do Douro Quinta do Portal e a congénere espanhola Liberalia anunciaram hoje a produção em parceria de um novo vinho tinto "ibérico" a partir das castas Tinta Roriz e Tinta Toro.
Em comunicado, fonte da Quinta do Portal adianta que o "Duradouro" estará à venda em Junho nos mercados português e espanhol.
De acordo com o enólogo Paulo Coutinho, um dos responsáveis pela criação deste vinho "ibérico", as castas que irão compor o novo vinho - 50% Tinta Roriz (portuguesa) e 50% Tinta Toro (espanhola) - possuem a mesma matriz genética.
Desde a ideia inicial de criação de um vinho de duas regiões diferentes - surgida em 2005 durante o Festival Internacional de Vino
Vinus Duri, em Zamora - os proprietários da Quinta do Portal e da Liberalia encontraram-se por diversas vezes para estudar a junção perfeita entre as variedades de uvas com que ambas as empresas trabalham.
O objectivo, explicam, foi "potenciar e aproveitar ao máximo o que cada uma podia oferecer".
"Fazer um vinho tinto de qualidade, trabalhado pelas duras regiões que partilham um rio comum, e favorecer o comércio dos dois países" é o objectivo da parceria.
De acordo com a fonte da empresa portuguesa, o novo vinho começará por ter um engarrafamento limitado, que poderá contudo ser ampliado nos próximos anos se o mercado assim o exigir.
Para além de Paulo Coutinho, por parte da Quinta do Portal, também a enóloga espanhola Sílvia Garcia, da Liberalia, é responsável pela criação do "Duradouro". |