O The Yeatman Hotel & Wine Spa, o primeiro hotel vínico de cinco estrelas, na zona histórica das Caves do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, vai abrir em regime de soft opening em Junho de 2010, depois de um investimento de 32 milhões de euros, avançou ao Turisver.com Francisco Franco Afonso, director-geral da unidade.
Propriedade do Grupo Fladgate Partnership, a unidade detém o estatuto de projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN), o primeiro e, até à data, único na área do Grande Porto, apostando num público-alvo de elevado poder de compra.
Posicionando-se como um hotel de luxo, a unidade aposta na diferenciação, abordando a temática do vinho, ou não estivesse localizado “na zona de enoturismo nº 1 da Península Ibérica”, explicou o responsável.
“A nossa perspectiva é alargar o mercado e queremos trazer pessoas que nunca vieram ao Porto. O factor diferenciação é o que joga a nosso favor, somos o primeiro hotel vínico do Porto, localizado na zona que mais atrai pessoas com o vinho como motivação em Portugal e Espanha, o que quer dizer que temos aqui um grande potencial para desenvolver”, afirmou.
E a localização é mesmo um dos grandes trunfos da unidade que está instalada numa propriedade de 2,6 hestares, em pleno centro histórico de Gaia, com vista frontal para o rio Douro e para a Ribeira do Porto, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Com 14 suites e 68 quartos, com varanda e áreas nunca inferiores a 40 metros quadrados, a unidade assume-se como um hotel de charme, de estilo clássico, cujo edifício foi totalmente construído de raiz.
Obedecendo à temática de toda a unidade, também nos quartos o tema do vinho está presente, uma vez que foram estabelecidas parcerias com produtores de diferentes regiões do país, que escolheram parte da sua decoração.
“Temos um projecto de parcerias, em que convidamos produtores de vinho de diferentes regiões do país a serem sponsors de um quarto e em que uma parte da decoração é escolhida pelos produtores”, explicou Francisco Franco Afonso.
Destaque merece também o Wine Spa, com seis salas de tratamento, banhos de imersão em barricas de vinho, sauna com aromaterapia e área de repouso com banhos romanos, disponibilizando tratamentos com produtos de marca própria e que têm por base a uva e a videira.
O hotel conta ainda com um restaurante enogastronómico, wine bar, cave de vinhos, ginásio, piscinas panorâmicas aquecidas exterior e interior, e vai disponibilizar várias actividades temáticas, como aulas de vinhos e gastronomia, jantares vínicos, cursos de vinhos, provas vínicas.
Forte aposta é também o segmento MICE, contando a unidade com 11 salas de reuniões equipadas com meios audiovisuais e acesso à internet wireless e por cabo, com vista panorâmica e luz natural, business center e ainda aconselhamento e assistência técnica no local.
Em 2010 o hotel vai entrar na programação de alguns dos maiores operadores nacionais generalistas, mas também no que trabalham especificamente o segmento luxo, planeando ainda vir a associar-se a uma cadeia internacional de referência. |