Os vinhos do Porto e Douro uniram-se ao queijo e presunto italianos para conquistar o mercado japonês, numa iniciativa que termina sábado e pretende ainda promover as Denominações de Origem nos produtos de qualidade e origem europeus.
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) participa desde Fevereiro numa iniciativa comunitária que tem como objectivo promover a "Excelência Europeia" através de produtos como os vinhos, o presunto de Parma e o queijo parmigiano-regianno.
A operação termina em Fevereiro de 2011, representa um investimento de 3,3 milhões de euros e conta com o apoio da União Europeia.
Até sábado, decorrem no Japão várias acções junto do público japonês, com o objectivo de aumentar os seus conhecimento sobre estes produtos e a importância das Denominações de Origem nos produtos de qualidade e origem europeus e, em sequência, incrementar as suas vendas neste mercado asiático.
Hoje realizam-se dois seminários sobre vinho do Porto para imprensa, especializada e generalista, em Akasaka, e sobre Porto e queijo Parmigiano Reggianno no TWS de Kamyiacho.
O orador é Nakabaiashi, embaixador de vinho do Porto e grande apoiante das actividades do IVDP no Japão. No sábado decorre mais um seminário e prova de Vinho do Porto e queijo Parmigiano Reggiano, que tem Paulo Russell-Pinto, Yuji Baba, Simone Ficarelli e Masako.
Em 2008, as vendas de vinho do Porto caíram sete por cento.
Entre Janeiro e Setembro de 2009, foram vendidas 5,9 milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto, num volume de negócios de 222 milhões de euros, menos 6,6 do que em igual período do ano passado. |