Encontro com o Vinho em Lisboa a partir de Sexta
Lusa | 11-11-2009

Juntar produtores e consumidores é o principal objectivo do "Encontro com o Vinho", a partir de sexta-feira em Lisboa, onde os apreciadores poderão provar mais de 1500 vinhos e participar em degustações gastronómicas.

A celebrar o décimo aniversário, o "Encontro com o Vinho/Encontro com os Sabores", promovido pela Revista de Vinhos, decorre no Centro de Congressos de Lisboa entre sexta e segunda-feira, e conta ainda com vários concursos.

Este ano, pela primeira vez, vai decorrer uma competição entre 64 vinhos da casta Touriga Nacional, considerada a casta de referência dos tintos portugueses.

Ao contrário das feiras de negócios ou de venda directa ao público, o "Encontro com o Vinho" pretende promover "o encontro entre o produtor e o consumidor, que habitualmente estão muito distantes", com toda uma cadeia entre eles -- o retalho, o distribuidor, as lojas -, explicou à Lusa o responsável da Revista de Vinhos, João Geirinhas.

Ao longo dos quatro dias, a organização espera mais de 15.000 visitantes, que poderão provar cerca de 1500 vinhos diferentes, todos seleccionados de acordo com "critérios editoriais" da revista, que considera que os que participam no evento são os melhores.

Além dos vinhos, há também destaque para outros produtos confeccionados de modo artesanal: queijos, enchidos, presuntos, azeites ou compotas são exemplos de alimentos chamados "gourmet" que poderão ser degustados.

Até domingo (segunda-feira é dedicado apenas aos profissionais da área), o público poderá assistir a diversas acções, como provas temáticas e harmonizações com vinho do Porto, com o chef Henrique Sá Pessoa e Bento Amaral, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Conjugar os sabores dos vinhos com queijos de Azeitão ou com diferentes variedades de pão-de-ló são outros desafios ao paladar propostos pela organização.

A organização promete "uma prova mítica e irrepetível", quando o recém-reformado Peter Symington, considerado uma "lenda viva" no Vinho do Porto, convidar os participantes a experimentar dez dos melhores "vintage" que produziu ao longo de 45 anos de carreira, enquanto conta a história dessas colheitas.

Uma das novidades desta edição é o concurso de Touriga Nacional, com a participação de 64 vinhos portugueses, que vão submeter-se a um júri composto por dois jornalistas da Revista de Vinhos e sete "sommeliers", todos estrangeiros, à excepção do português João Pires, a trabalhar actualmente em Londres.

"Num mundo de vinhos muito normalizado, a Touriga Nacional consegue fazer vinhos muito personalizados", descreveu João Geirinhas.

Depois de muito tempo em que foi ignorada, esta casta, considerada a principal casta tinta portuguesa, desfrutando de "características ímpares", tem conquistado "um grande renome a nível internacional", uma tendência que este concurso pretende reforçar.

O programa inclui ainda um concurso para "A Melhor Escolha da Imprensa", a seleccionar entre os vinhos presentes no certame, com um júri composto por jornalistas e autores de blogues da área, e uma competição para eleger "A Melhor Carta", a que concorrem cerca de 200 restaurantes.
 
 
English