Bairrada aposta no enoturismo em ano de crescimento
Diário de Coimbra | 06-11-2009

Aproveitando as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, a Associação Rota da Bairrada (Anadia) e o Turismo Centro de Portugal uniram-se para promover uma série de acções, centradas no próximo domingo.

A ideia passa sobretudo por desafiar os associados da Rota da Bairrada (caves, produtores, adegas) a abrirem as suas portas nesse dia, de forma gratuita, a todos os potenciais enoturistas que visitem a região bairradina. Além disso, também o Museu do Vinho, em Anadia, estará de portas abertas aos visitantes, como explicou ontem Jorge Sampaio, presidente da Associação Rota da Bairrada, em conferência de imprensa.

"Queremos mostrar que vale a pena visitar a Bairrada", referiu o dirigente, sublinhando que a promoção e o «desafio» para que as pessoas visitem os associados, nesse dia, "será feita também nos hotéis e restaurantes da região, onde será sugerida uma visita enoturistica”. Paralelamente a esta acção pontual, Jorge Sampaio avança também com a implementação de uma série de pacotes turísticos da Bairrada, até ao final do ano; bem como a promoção dos vinhos da Bairrada, marcada para 19 de Novembro, no Casino da Figueira da Foz.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro Portugal, aproveitou a ocasião para dar a conhecer os últimos dados disponíveis em matéria de evolução da procura turística na região Centro. De acordo com o dirigente, até Outubro de 2009, e comparativamente a igual período do ano passado, assistiu-se a uma consolidação do crescimento da procura turística na região, que se situa entre os 1,5 e os 2%. Dados que, referiu, "nos deixam satisfeitos, se tivermos em atenção que se referem a um ano particularmente difícil do ponto de vista económico".

O crescimento, acrescentou Pedro Machado, deve-se, em 70% dos casos, na subida da procura nacional, e o restante assenta na procura do mercado espanhol.

Fidelizar mais os turistas que visitam a região é, segundo o presidente do Turismo Centro Portugal, «uma das nossas preocupações centrais», já que o turista que passa pela região Centro, por definição, permanece em média apenas dois dias.

Combater a sazonalidade – nomeadamente com o incremento do Enoturismo – e aumentar a competitividade da região são as tarefas em que o Turismo Centro Portugal está concentrada para os próximos tempos.

Caves que vão
abertas domingo
Museu do Vinho Bairrada
Aliança-Vinhos de Portugal
Campolargo
Caves São João
Caves São Domingos
Adega Luís Pato
Quinta do Encontro
Quinta de Baixo
Casa do Canto

Horário de visitas: 14h30, 15h30 e 16h30. Não obstante, as caves poderão adequar-se à procura existente, sendo os horários definidos apenas por uma questão de organização interna dos grupos.

Rota da Bairrada em casa nova até ao final do ano

Ainda a trabalhar em instalações provisórias, a Associação da Rota da Bairrada prepara-se para mudar para a sua nova casa. Resultado de transformações profundas e de uma intervenção de recuperação do edifício, a Rota ficará sedeada nas antigas instalações da Estação da CP na Curia, um edifício de traça antiga que foi cedido pela autarquia, para este efeito. De acordo com Jorge Sampaio, neste momento decorrem os últimos trabalhos de adaptação do edifício e, até ao final do ano, após a instalação do equipamento, a Associação da Rota da Bairrada conta inaugurar a sua sede.
 
 
English