Moscatel é rei de festival que alia vinho e chocolate
Diário de Notícias | 01-11-2009

O moscatel de Setúbal, o vinho licoroso que no ano passado celebrou o centenário da sua denominação de origem controlada, é o rei do certame que decorre no próximo domingo, em Palmela. O vinho, a gastronomia e o chocolate vão estar em comunhão no I Festival do Moscatel de Palmela, no Largo de São João e na Casa-Mãe da Rota dos Vinhos, para assinalar o Dia Europeu do Enoturismo e o encerramento da programação Palmela Cidade do Vinho 2009.

Além do objectivo principal que é a prova e venda do moscatel de Setúbal, o certame explora outras vertentes como a ligação do moscatel à gastronomia e à doçaria. A iniciativa Delicie-se com o Moscatel Bombom irá demonstrar o que une o moscatel de Setúbal e o chocolate, com a realização de um workshop, a acontecer às 12.00 e um miniconcurso sobre o tema.

Sabores regionais como o queijo de Azeitão, os petiscos, as tapas e o mel vão marcar presença no evento, que promove um concurso de doçaria com a utilização do moscatel e a criação de cocktails também com base no vinho licoroso. "De charrete à adega" (passeio de enoturismo em charrete), o jantar vínico e as provas comentadas são outros dos pontos de interesse. O Festival do Moscatel, organizado pela Câmara de Palmela, numa parceria com a Associação da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, celebra o Dia Europeu do Enoturismo com o encontro técnico Enoturismo na Península de Setúbal.
 
 
English