Cerca de 6.500 pessoas visitaram o Douro Valley Wine Tourism Exhibition, que decorreu no fim-de-semana no Palácio da Bolsa, no Porto.
Os 70 expositores presentes (ligados aos sectores do turismo, enoturismo, vinhos e gastronomia do Douro) e o programa paralelo de actividades (provas comentadas de vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto, sessões de show cooking, seminário sobre enoturismo, lançamento de guia sobre enoturismo e exposição "Fotografia no Douro") demonstraram todo o potencial de uma região com características ímpares. Na véspera do evento foi ainda realizada uma grande prova de Vinhos do Porto Vintage 2007 - ano que se traduziu numa das maiores declarações de Vintage da história.
De acordo com Ricardo Magalhães, Chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro, "os últimos dias comprovaram que o Douro é na actualidade uma região de referência e que desperta a curiosidade de milhares de pessoas".
Ricardo Magalhães destaca ainda "outra prova clara de reconhecimento das potencialidades da região, como é o caso da recente eleição do Douro como sétimo destino turístico sustentável do mundo, num 'ranking' da National Geographic Society estabelecido por um júri constituído por 437 especialistas que avaliaram um total de 133 destinos internacionais".
O Douro Valley Wine Tourism Exhibition foi promovido pela Associação Comercial do Porto, com produção da Essência do Vinho, e enquadrou-se no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, tendo sido co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON-2), QREN e FEDER. |