Cinco adegas portuguesas estão entre as 100 melhores do mundo, segundo a publicação norte-americana Wine and Spirits.
A Aveleda, Nieport, Quinta do Portal, Quinta do Noval e a Fonseca são as cinco adegas portuguesas distinguidas como “Wineries of the Year”. A lista das 100 melhores adegas do mundo, que irão figurar no “Guia de Vinhos de 2009”, foi divulgada hoje em São Francisco, nos Estados Unidos da América.
O procedimento para a atribuição dos galardões inclui provas de vinhos a nível mundial onde são analisadas cerca de nove mil marcas presentes no mercado. A selecção é feita através de provas cegas e apenas cem adegas entram na lista final e são publicadas no Guia de Vinhos da revista. Os críticos e especialistas da publicação que provaram os vinhos das cinco adegas portuguesas premiaram todos eles com pontuações acima de 90 pontos, num máximo de 100 pontos.
Esta distinção é uma das mais importantes do mundo vinícola. A revista Wine and Spirits é lida em todo o mundo e tem bastante influência nos EUA, um dos mais importantes mercados em termos comerciais para o vinho português. Os responsáveis das adegas premiadas consideram ser um privilégio pertencer a este exclusivo grupo de grandes produtoras de vinho e que o galardão agora entregue vai ser um forte promotor dos vinhos portugueses nos Estados Unidos da América. |