A Sogrape Vinhos, em parceria com outras associações, instituições e empresas do sector vitivinícola, fundou a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID). Esta associação tem como objectivo principal preservar as videiras de Portugal, protegendo as suas castas e clones nas várias regiões do país, para assim travar o actual processo de extinção.
Apresentada publicamente em Setembro passado, a PORVID pretende dinamizar competências e recursos para a conservação e valorização das castas portuguesas e difundir conhecimento adquirido, de forma a alicerçar a identidade e qualidade dos vinhos portugueses. Esta é uma iniciativa que conta já com o apoio do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que concordou em ceder à associação um terreno no Campo Experimental de Pegões.
Das mais de 250 castas portuguesas, até hoje apenas 65 foram conservadas em vinhas dedicadas, algumas das quais nas quintas da Sogrape Vinhos, representando 15 000 clones. Portugal é o país com mais elevada densidade varietal do mundo, tendo cerca de 2,7 variedades por 1000 km² - quase três vezes mais do que Itália e seis vezes mais do que Espanha e França. Este património, que constitui uma vantagem competitiva de grande relevo para o sector vitivinícola português, é actualmente alvo de fortes pressões degenerativas, tornando-se crucial a sua preservação.
"Enquanto empresa produtora de vinhos com uma forte presença nacional e internacional, a Sogrape Vinhos assume a responsabilidade de apoiar iniciativas que vão no sentido de preservar as origens e melhorar a qualidade destes mesmos vinhos. Foi com orgulho que nos associamos a outras empresas do sector vitivinícola para a criação da PORVID, na qual depositaremos todo o nosso empenho para a concretização dos objectivos que se pretendem atingir.", afirma Francisco Ferreira, CEO da Sogrape Vinhos. |