Expectativa: Produção semelhante à do ano passado mas de melhor qualidade
Bom tempo dá vinho de qualidade
Correio da Manhã | 07-10-2009

As boas condições meteorológicas verificadas este ano deverão traduzir-se numa produção de vinhos de qualidade no Algarve. Em termos de quantidade, o valor será semelhante ao do ano passado - cerca de dois milhões de litros -, revelou ao CM Paulo Nogueira, director executivo da Comissão Vitivinícola Regional Algarvia.

Este responsável referiu que, ao contrário do que aconteceu noutras zonas do País, "não choveu no Algarve em Agosto, pelo que a uva está sadia". Paulo Nogueira manifestou a expectativa de que o vinho tenha uma qualidade "muito boa".

Ao longo dos últimos três anos, a quantidade de vinho produzida na região estabilizou. A Única – Adega Cooperativa do Algarve – é responsável por aproximadamente 80 por cento do volume total. A quantidade restante é assegurada por 15 produtores particulares.

Mas a tendência deste ano é para o reforço da quantidade produzida em adegas particulares, em detrimento da cooperativa. Isto mesmo confirmou ao CM Vitorino Pina, presidente da Única, adiantando que, em termos de branco, a produção da cooperativa deverá cair cerca de 50%. Este responsável frisou, pela positiva, "a melhoria da qualidade", o que, segundo ele, tem a ver com as uvas mas também com os novos processos de produção, e disse acreditar que a construção de novas instalações – o Governo já cedeu o terreno – fará "renascer a esperança" para o sector vitivinícola cooperativo, que vive uma débil situação económica.

TINTO TEM PESO ESMAGADOR

O tinto é o tipo de vinho dominante na região algarvia, representando cerca de 80% do total da produção, mas verifica-se uma aposta crescente em novos produtos destinados a segmentos específicos de mercado.

Segundo Paulo Nogueira, director executivo da Comissão Vitivinícola Regional Algarvia, "já existe uma quinta na região a produzir vinhos espumantes e mais duas preparam-se para fazer o mesmo". Os vinhos licorosos brancos também tendem a ganhar um espaço cada vez maior. Há ainda produtores que apostam no rosé por ser um tipo de vinho que os turistas estrangeiros muito apreciam.

João Mendes, um produtor particular instalado no concelho de Portimão há já uma década, salientou que a grande aposta do Algarve tem de ser na qualidade.

SAIBA MAIS

PRÉMIOS
A qualidade dos vinhos algarvios tem vindo a ser reconhecida. Este ano, por exemplo, sete vinhos da região foram premiados com medalha de ouro, prata e bronze no ‘Wine Masters Challenge 2009’, que teve lugar no Estoril.

6 milhões de euros é o custo estimado da nova adega cooperativa do Algarve, que será construída em Lagoa.

500 hectares de vinha foram reconvertidos no Algarve entre 1998 e 2002.

TIPOS
Existe vinho com Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido a partir de castas típicas do Algarve, e o Vinho Regional, que pode ter castas que não sejam as mais comuns da região.

 
 
English