O Museu do Vinho e da Vinha do Arco de São Jorge assinala hoje o seu quarto aniversário, apresentando um programa de animação musical. Além desta vertente, a efeméride será assinalada pela presença das entidades oficiais.
O Museu do Vinho e da Vinha do Arco de São Jorge comemora esta terça-feira quatro anos de existência, com animação musical e a presença das entidades oficiais naquela freguesia.
Refira-se que o projecto Museu do Vinho e da Vinha é da responsabilidade da Associação Santana Cidade Solidária e da Associação dos Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo, através da participação no Projecto Comunitário Raízes do INTERREG III B, estando a sua gestão a cargo da Casa do Povo do Arco de São Jorge. Logo após a data da sua inauguração a então Directora do Museu, Professora Ana Luísa Rodrigues, lançou alguns projectos de dinamização do Museu, quer junto das escolas, quer junto das agências de viagens, quer junto das unidades hoteleiras.
No Museu do Vinho e da Vinha, os visitantes podem usufruir de uma exposição permanente que representa a história do vinho. Os utensílios vitícolas ali expostas levam ao passado, contando cada instrumento uma vivência própria de um povo que sempre soube rentabilizar as potencialidades do meio. Na adega, foram recuperados três lagares que enriquecem a exposição. Numa área adjacente foi criada um espaço para a prova de vários produtos regionais, com destaque para o bolo de mel e várias broas tradicionais. Este espaço pretende divulgar o vinho produzido na Madeira e outros produtos regionais. No exterior, situam-se as várias castas que estão na origem da produção do vinho regional de qualidade. As pessoas que visitam este Museu têm acesso a uma explicação das características das diferentes castas aqui cultivadas. Ainda no espaço exterior, poderão usufruir de jardins, arbustos e árvores da Laurissilva e espaços de lazer e repouso que proporcionam um contacto com as riquezas naturais e patrimoniais próprias da freguesia.
Para comemorar o seu aniversário da inauguração do Museu do Vinho e da Vinha, a directora do Museu apresentará as actividades ligadas ao Museu. Depois das intervenções das entidades oficiais, haverá animação musical com actuações do Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial, da Tuna d’Arco da Casa do Povo do Arco de São Jorge e do Grupo de Malabarismo da Escola Secundária de Santana. Recorde-se que já ontem teve lugar a realização de jogos alusivos às vindimas por parte dos alunos da escola básica local. |