A empresa produtora de vinho Herdade da Calada, situada nos arredores de Évora, pretende expandir as exportações para mercados como os EUA, França e Angola.
O director comercial da empresa, Pedro Fernandes, adianta que a Herdade da Calada exporta, actualmente, cerca de 40% da produção, sobretudo para a Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Canadá, Brasil e Singapura.
Com a aposta nos mercados norte-americano, francês e angolano, segundo o responsável, a empresa pretende atingir, no prazo de dois anos, uma percentagem de 60% nas vendas para o mercado externo.
O director comercial realça ainda que em 2008 a empresa aumentou em 80% as vendas para o mercado interno.
A Herdade da Calada funciona como empresa vinícola desde 2000, mas já existe como quinta desde 1854, fundada pelos descendentes do Duque de Lancaster, produzindo cerca de 150.000 garrafas por ano dos vinhos Porta da Calada, Vale da Calada, JCM, Baron de B., Block 3 e do licoroso Clemente de B.
Além da produção de vinho a Herdade da Calada, que detém 110 hectares de olival, também produz e exporta azeite virgem extra. Em 2008 produziu 5.000 garrafas de azeite, produto que exporta para vários países, com destaque para o Brasil, Holanda e Luxemburgo. |