O Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte) vai distribuir 7,5 milhões de euros por 30 projectos imateriais que visam promover e reforçar a atractividade do Douro, anunciou hoje fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O anúncio dos projectos vencedores será feito sexta-feira, no Peso da Régua, numa conferência de imprensa conjunta entre a CCDR-N e a Estrutura de Missão do Douro (EMD).
Segundo fonte da CCDR-N, os projectos aprovados contemplam a realização de vários eventos, nomeadamente congressos, colóquios e festivais que se realizarão entre 2009 e 2011 e visam contribuir para a concretização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD).
O PDTVD foi apresentado em 2004, numa cerimónia a bordo de um barco no rio Douro, que contou com a presença do então primeiro-ministro Durão Barroso.
Até 2008 a sua concretização foi muito incipiente e por isso mesmo foi mesmo sujeito a uma reestruturação.
A submissão de candidaturas ao Novo Norte na área imaterial ocorreu até ao final de Fevereiro deste ano, mas só agora serão conhecidos os seus resultados.
Sexta-feira será também divulgada a agenda de iniciativas de animação e promoção a realizar nos meses de Setembro e Outubro, em resultado dos apoios atribuídos e de um conjunto de iniciativas desenvolvidas autonomamente por instituições e consórcios regionais.
Um dos eventos integrados nesta agenda é o "Abrem-se as portas no Douro" que decorre no fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro, como forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo.
Durante estes dois dias, 28 Associados da Rota do Vinho do Porto estarão com as portas das suas quintas abertas para todos aqueles que as queiram visitar e degustar os vinhos do Douro.
As visitas serão gratuitas entre as 10:00 e as 19:00.
A Casa dos Lagares, para além da prova de vinhos e de azeite, promove ainda o "Show Cooking - Uvas e Chocolate" com o Chefe Jorge Antunes, um atelier de sabonetes e outro sobre ervas do Douro.
A Quinta da Casa Amarela vai proporcionar experiência de aromas e sabores com uma prova de chocolates e vinho do Porto idealizada pelo Chefe Hélio Loureiro, enquanto que as Caves Santa Marta vão organizar visitas às vindimas, adega, espaço museológico e caves de estágio, culminando com uma prova de Vinhos.
Para além de Ricardo Magalhães, chefe da EMD, marcam presença no encontro de sexta-feira Fernando Maia Pinto, director do Museu do Douro, António Martinho, presidente do Turismo do Douro, Helena Gil, directora regional da Cultura, e António José Teixeira, presidente da Rota do Vinho do Porto. |