A Associação Internacional das Rotas de Vinho - Iter Vitis, vai fazer no próximo dia 26 de Agosto, pelas 18,00h, na Sala Ogival da VINIPORTUGAL, em Lisboa, a apresentação pública do projecto "Caminhos Culturais da Vinha na Europa", aprovado, em Maio último, pelo Instituto Europeu dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa.
A Associação Internacional das Rotas do Vinho - Iter Vitis, promotora do projecto, nasceu da parceria de vários Grupos de Acção Local (GAL) europeus, no âmbito do Programa LEADER +, tem a sua sede na Sicília (Itália),e visa a promoção da ideia de uma riqueza europeia comum "a Vinha, e o Terroir Cultural, Património Comum Europeu", através da colaboração e parceria com todas as estruturas e parceiros que partilhem o mesmo compromisso com o desenvolvimento sustentável, regulamentando e ajudando, assim, os seus parceiros a desenvolverem o conceito Iter Vitis nos territórios em causa.
A candidatura ao Concelho da Europa para a criação dos Caminhos Culturais da Vinha na Europa teve como argumentação a história cultural da vinha, do vinho e do seu do comércio por mar, rios, cidades e portos por toda a Europa, e que com a criação dos Caminhos Culturais da Vinha na Europa se salvaguardava uma identidade comum e uma paisagem cultural e rural única no mundo. Segundo a entidade promotora este projecto tem como objectivo a preservação e valorização da paisagem enquanto ferramenta para o desenvolvimento sustentável colocada ao serviço dos territórios em causa.
No seguimento da apresentação publica dos Caminhos Culturais da Vinha na Europa, a Associação Internacional das Rotas do Vinho - Inter Vitis, irá reunir-se em assembleia geral, no dia 29 de Agosto, na Ilha do Pico, considerada como património mundial de paisagem protegida da vinha. |