A afirmação é de José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que falava na Praia da Vitória.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) está presente na Feira Gastronómica da Praia da Vitória. José Arruda, secretário-geral daquela associação, destacou que um dos projectos em estudo para a Região dos Açores, é a criação de uma “Rota de Vinhos”, onde a Terceira tem de marcar presença, bem como o Pico e a Graciosa.
De acordo com o responsável da AMPV, esta rota “pode ser mais uma ferramenta importante na divulgação das ilhas, nos circuitos internacionais do vinho”.
José Arruda considera que “deve haver um esforço da restauração local, na dinamização dos vinhos da terra”. Até porque, considerou, “a qualidade da produção local é de bom nível”, sendo um mau serviço “não proporcionar a quem visita as ilhas, a experiência de beber vinho dos Açores”.
Os vinhos dos Açores e, de forma particular os vinhos produzidos na Terceira, têm sido bastante divulgados pela AMPV, que considera que o potencial dos vinhos insulares é grande. Segundo adiantou José Arruda, “temos uma preocupação em divulgar os vinhos, por exemplo dos Biscoitos, a nível nacional, não só em feiras e certames, mas em conseguir contactos úteis às adegas e produtores”. |