Depois do sucesso das acções realizadas em Abril, em São Paulo e em Curitiba, onde mais de 1.100 pessoas participaram nas diversas acções de promoção promovidas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), 50 empresas de Vinhos do Douro e do Porto participam, novamente, no Brasil, na próxima semana, em mais duas grandes provas organizadas pelo IVDP.
Rio de Janeiro (24 de Junho) e Brasília (30 de Junho) foram as cidades escolhidas e serão apresentados mais de 200 vinhos da região duriense. Considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro, o Brasil tem vindo a registar um crescimento importante nos últimos anos e é um dos poucos países que mantém uma tendência positiva de crescimento, contrariando a quebra verificada no ano anterior.
As exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos cinco anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.395.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, a evolução no mesmo período é de cerca de 34%, num total de 996.000 garrafas em 2008.
Estas acções vão ter lugar em dois prestigiados hotéis de 5 estrelas brasileiros: no Hotel Pestana Rio Atlântica no Rio de Janeiro (no dia 24), um dos mais luxuosos 5 estrelas da cidade, e no Hotel Naoum Plaza em Brasília (no dia 30), uma referência na capital brasileira.
Integradas no programa das acções, estão previstas provas especiais, dirigidas a jornalistas e líderes de opinião. No Rio de Janeiro, uma prova de novidades no mercado dos vinhos do Douro será conduzida pelo especialista Marcelo Copello, sendo que outra acção de harmonização de Vinho do Porto com sobremesas terá as criações do Chef Renato Vicente, do Pestana Rio Atlântica. Em Brasília, a prova de Douro tem a condução de António Duarte, Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers da capital brasileira, sendo que as delícias do Chef Daniel Briand serão apresentadas ao público gourmet e especialista presente.
Ainda no âmbito destas acções, o IVDP marca presença na capital carioca com a realização de um jantar harmonizado com vinhos do Douro e do Porto no Restaurante Zuka, uma das referências na cozinha contemporânea do Rio de Janeiro com um menu da autoria do jovem Chef Ludmilla Soeiro. O Brasil é, actualmente, o 11º mercado mundial de Vinho do Porto em quantidade, com um crescimento superior a 9,8% em 2008, sendo o 4º mercado de comercialização de vinhos do Douro, com um aumento de 2,6% em comparação com o ano anterior. Em 2008, o valor global das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 6,9 milhões de euros, o que representou um crescimento de 3% em relação a 2007. |