ENOPORT, agente económico da Região de Vinhos de Lisboa, arrecadou uma medalha de Prata no Concurso Internacional Femmes et Vins du Monde, que se realizou nos dias 22 e 23 de Abril em Monte Carlo, Mónaco.
Foi na terceira edição do concurso, exclusivamente feminino, que o vinho Monte Largo Vinho Regional Estremadura Branco 2008 fez jus à sua qualidade tendo sido atribuído uma medalha de Prata.
Nesta competição concorreram 250 vinhos oriundos de 15 países, apreciados por 40 juradas de 22 países, que atribuíram 2 medalhas Diamond Nova, 12 Ouros Nova e 65 medalhas de Prata Nova.
A região de Vinhos de Lisboa é uma região com uma forte tradição vinícola e que agrega alguns dos DOCs mais reconhecidos nacional e internacionalmente, entre os quais "Colares", "Bucelas", "Carcavelos", "Óbidos", "Alenquer", "Arruda", "Encostas D'Aire" e "Torres Vedras", para além do Vinho Regional Lisboa.
Abrangendo uma área de vinha de 30 mil hectares, a Região produziu em 2008 cerca de 20 milhões de garrafas de vinho certificadas, além de Aguardente, Espumante de Qualidade e Vinho Generoso.
O Vinho da Região de Lisboa tem vindo a registar um sucessivo incremento no volume comercializado, nomeadamente para os mercados externos, com uma quota superior a 45% do total certificado e tendo como principais destinos Angola, Bélgica, Reino Unido, Escandinávia, Canadá, Estados Unidos da América, Alemanha e Brasil.
A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa é a entidade responsável pela certificação e promoção dos vinhos produzidos na Região. |