Entre a centena de vinhos em competição no Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, foram 34 os que mereceram a distinção pelo júri com nove medalhas de ouro e 25 de prata.
Três dos vinhos premiados com o ouro, os brancos Guarda Rios de 2007 e Terra de Lobos Fernão Pires de casta Sauvignon 2008 e o tinto Quinta da Alorna Reserva Touriga Nacional das castas de Cabernet Sauvignon 2007, foram ainda distinguidos com Medalhas de Excelência, de acordo com as regras internacionais de concursos de vinhos.
Para as medalhas de ouro, o júri elegeu seis tintos e três brancos de colheitas entre os anos 2005 e 2008. Os produtores Quatro Âncoras e a Sociedade Agrícola Quinta da Ribeirinha viram os seus vinhos premiados com duas medalhas cada um. No total foram nove as medalhas de ouro atribuídas.
Vinte e cinco dos vinhos a concurso foram distinguidos com medalha de Prata pela equipa de júris presidida por João Sardinha da Cruz, chefe de câmara de provadores da CVR Tejo. Entre os vencedores, destaque para a Adega Cooperativa do Cartaxo que viu três dos seus vinhos distinguidos – Bridão Clássico Tinto 2006, Bridão Touriga Nacional e Xairel Branco 2008.
Com estas distinções, o concurso veio comprovar a qualidade dos vinhos certificados como “Denominação de Origem Controlada”, designação atribuída a vinhos cuja produção está tradicionalmente ligada a uma região geograficamente delimitada, e dos “Vinhos Regionais do Tejo”, classificação dada a vinhos produzidos numa região específica de produção. Entre os vencedores, encontram-se representadas as várias sub-regiões banhadas pelo rio Tejo - Almeirim, Alcochete, Cartaxo, Coruche, Santarém e Tomar.
O Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo é uma organização da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça e da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo. |