Família Symington alarga horizontes com a compra da Quinta de Roriz a João van Zeller
Público | 28-05-2009

Os dois produtores concordaram que esta é a melhor forma de valorizar a marca Roriz e a emblemática quinta da região demarcada do Douro

A companhia Symington vai aumentar a presença no Douro e nos vinhos do Porto e de mesa. A histórica família de origem britânica, imagem de referência nos generosos portugueses, acaba de adquirir a totalidade das acções da também carismática Quinta de Roriz.

O acordo para a transacção foi ontem anunciado e consiste na transferência da totalidade das acções da empresa que detém a Quinta de Roriz, que estavam na posse de João van Zeller, para a família Symington.

Num comunicado divulgado ontem, João van Zeller revela que a aproximação com a Symington deu-se no âmbito da preparação de um projecto turístico de luxo para a Quinta Roriz. Esse negócios acabou, no entanto, por não seguir em frente devido à "actual conjuntura económica global".

A forte implantação que a Symington detém no Douro e a capacidade de gestão que desenvolveu foram outro factor que influenciou o negócios. João van Zeller assume que o parceiro está numa posição "privilegiada" para "valorizar a forte identidade da marca Roriz, a singularidade do seu terroir e dos seus vinhos, e a propriedade, uma referência irreplicável para a mítica do Douro".

No passado recente, as duas empresas já tinham colaborado no aperfeiçoamento dos produtos da Quinta Roriz. Entre 2000 e 2007, a Symington apoiou um projecto de melhoramento das vinhas e dos vinhos da companhia de João van Zeller e apoiou a recuperação da visibilidade nacional e internacional das marcas Roriz. A família Symington acrescenta assim ao seu universo duriense uma quinta que tem 200 hectares e que aponta uma produção global de mais de 200 pipas por ano - o equivalente ao engarrafamento de cerca de 130 mil litros por ano.

E junta ao seu portfólio uma quinta que, em 2007, foi considerada uma das 100 melhores produtoras de vinho pela prestigiada revista Wine&Spirits.

A Symington é uma das companhias líderes do mercado de vinho do Porto, com um núcleo duro de marcas - Graham's, Warre's, Dow's - que lhe conferem uma forte presença no estrangeiro e lhe garantem mais de 90 por cento das vendas para o mercado externo.

A empresa detém actualmente 23 quintas na região demarcada do Douro e uma capacidade de vinificação que lhe suporta a presença em mais de 100 países. Este potencial poderá ser fundamental para dinamizar uma quinta, como a de Roriz, que, pela sua dimensão, tinha dificuldade em realizar economias de escala e aproveitar as sinergias do negócio.
 
 
English