Maior colecção de saca-rolhas no museu
Jornal de Notícias | 25-05-2009

São 1400 saca-rolhas que, desde sábado, estão expostos no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, e que constituem a maior e a mais importante colecção de saca-rolhas portuguesa. Vai ficar para sempre no museu de Anadia.

A valiosíssima colecção foi reunida pelo falecido Comendador Adolfo Roque e que, cumprindo uma vontade sua, está agora exposta no Museu por acordo entre os herdeiros da família e a autarquia anadiense.

Entre as inúmeras capacidades, como empresário e cidadão activo, Adolfo Roque (1934-2008) criou a magnífica colecção de saca-rolhas, considerada mundialmente como uma das melhores, o que lhe conferiu a condição de membro de um dos mais exclusivos clubes existentes, o ICCA - International Correspondence of Corkscrew Addicts. Adolfo Roque era o único português a integrar o ICCA, entre os 50 maiores coleccionadores de saca-rolhas do mundo.

Paula Roque, filha de Adolfo Roque, sublinhou o desejo de que a exposição residente seja "muito visitada" Paula solicitou ao presidente da Câmara, Litério Marques, que encetasse diligências no sentido de o Museu do Vinho vir a estar melhor sinalizado nas estradas, uma vez que "não se encontra uma única placa do Museu do Vinho na estrada nacional".
 
 
English