As exportações portuguesas de vinho para o mercado chinês voltaram a crescer em 2008, atingindo 1,2 milhões de euros, segundo dados da ViniPortugal.
Para este ano, é esperado que o valor das exportações portuguesas cresça cerca de 25 por cento, para 1,5 milhões de euros, disse à Lusa o gestor de marcas da ViniPortugal, associação para a promoção dos vinhos portugueses.
Segundo Márcio Ferreira, para este ano "a expectativa é óptima" para as vendas de vinhos portugueses no eixo asiático Hong Kong, Macau e Xangai. Uma tendência que se tem verificado nos últimos anos, já que, segundo a ViniPortugal, as exportações de vinhos portugueses para o mercado chinês triplicaram desde 2005.
Uma delegação do sector vinícola português, com a ViniPortugal e um grupo de 20 produtores, está em Xangai onde participa numa das mais importantes feiras mundiais de vinho e gastronomia, a SIAL, depois de terem apresentado os seus vinhos em Hong Kong.
"Reflectindo a grande evolução registada nos vinhos em Portugal nos últimos anos, esperamos que esta feira nos traga mais contactos e mais negócios" numa região que apresenta "grande desenvolvimento nesta área" de consumo, apesar do "abrandamento económico", disse Márcio Ferreira.
A ViniPortugal, associação para a promoção dos vinhos portugueses, tem, em 2009, um orçamento de cerca de 200 mil euros destinado a acções de divulgação e promoção dos vinhos portugueses naquele "eixo asiático", a que se juntam as participações de cada produtor.
Para estar na edição deste ano da SIAL, a ViniPortugal destinou cerca de 100 mil euros, o que inclui a organização de uma festa só com vinhos portugueses, no final da feira.
Segundo Márcio Ferreira, a organização da SIAL espera cerca de 20 mil visitantes.
O responsável adiantou que as exportações de vinhos portugueses para Macau registam um crescimento de 90 por cento em valor, para 3,5 milhões de dólares, recuperando da quebra registada em 2007.
Entre os produtores presentes no eixo asiático estão a Sogrape, Aliança, Quinta da Aveleda ou Dão Sul.
Nos últimos quatro anos, as exportações portuguesas de vinho cresceram em média 6,5 por cento, e 2007 foi o ano que registou o melhor desempenho, com 15,8 por cento. |