Os vinhos do Alentejo representaram quase metade das vendas em Portugal em 2008 e mantêm uma "liderança destacada" no mercado dos vinhos certificados portugueses, segundo dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Os dados, com base num trabalho da empresa de estudos de marketing ACNielsen, indicam que os vinhos do Alentejo, com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Vinho Regional Alentejano, atingiram uma quota de mercado de 44,30 por cento em valor e de 40 por cento em volume, entre Fevereiro de 2008 e Janeiro de 2009.
Os vinhos alentejanos registam também uma valorização do preço médio por garrafa no mercado global, com um aumento de 3,38 para 3,52 euros.
Numa conjuntura global negativa, segundo a CVRA, o Vinho Regional Alentejano foi o único que apresentou um aumento significativo de quota de mercado em relação ao período homólogo na categoria de vinhos com indicação geográfica em Portugal.
Em valor, a quota de mercado do Vinho Regional Alentejano representa 64 por cento, um aumento de 2,41 por cento, e em volume regista uma quota de mercado de 56 por cento.
No Canal Horeca (estabelecimentos de hotelaria, restauração e cafetaria), também o Vinho Regional Alentejano mantém uma posição cimeira nas vendas, com 40 por cento em volume e 45 por cento em valor.
Segundo o director de marketing da CVRA, Tiago Caravana, os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do mundo, ocupando Angola o primeiro lugar no "ranking" dos países importadores dos vinhos da região.
Tiago Caravana adiantou que Angola, Brasil, Estados Unidos, Suiça e Canadá são, respectivamente, os actuais primeiros cinco mercados dos vinhos da região alentejana. |