Cova da Ursa ganhou medalha no Chardonnay Du Monde 2009
Agroportal | 14-05-2009

O vinho COVA DA URSA 2007, da Bacalhôa - Vinhos de Portugal, foi o único português a receber medalha na 16ª edição do Concurso Chardonnay du Monde, que se realizou em França. O vinho alcançou a medalha de prata no prestigiado concurso internacional, que deliberou sobre 923 amostras de vinho de 37 países, avaliados por 300 juízes internacionais de reconhecido mérito.

‘Cova da Ursa’ é um vinho branco regional das Terras do Sado. Foi o primeiro Chardonnay Português e também a primeira marca de vinho branco a fermentar totalmente em barricas de madeira nova de carvalho francês em Portugal. A sua primeira colheita data de 1986.

Em 2007 a vindima desta casta decorreu na 2ª semana de Setembro, sendo um ano tardio. A uva teve uma maturação muito lenta, devido ao ano agrícola ter decorrido com temperaturas médias baixas originando características minerais e florais.

A colheita de 2007 apresenta uma cor amarela com reflexos esverdeados, tem um aroma rico a frutos amarelos característicos da casta Chardonnay, como o pêssego e o ananás, combinadas com “nuances” tostadas e abaunilhadas, provenientes do contacto com a madeira francesa. Na boca, encontramos fortes sabores a frutas amarelas bem combinados com madeira e uma franca acidez, que lhe confere um carácter mineral e um final cheio e persistente.

O Concurso Chardonnay du Monde distingue-se das restantes competições internacionais pelos seus critérios de qualidade mais rigorosos e aposta nos seguintes critérios: diversidade, qualidade e padrões elevados.
 
 
English