No âmbito da estratégia de internacionalização e consolidação da marca Vinho da Madeira, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), em conjunto com as empresas exportadoras do Vinho Madeira estará, uma vez mais, presente na Feira London International Wine and Spirits Fair (LIWSF) que se realiza em Londres a partir de hoje e até ao próximo dia 14.
Considerada uma das feiras mais importantes para o sector a nível mundial, a London International Wine and Spirits Fair este ano conta com a participação de 1.250 expositores, com vinhos e bebidas espirituosas de todo o mundo.
Segundo nota informativa do IVBAM, o “stand” do Vinho Madeira, integrado no espaço português organizado pela Viniportugal, contará com 21 m2 nos quais estarão representados os vinhos das empresas regionais exportadoras de Vinho Madeira.
Assim, numa estratégia de reforçar os contactos já existentes e aliciar potenciais importadores a nível mundial, quatro empresas far-se-ão representar, com um balcão próprio, sendo elas: Justino Henriques, Filhos, Lda., Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques – Vinhos S.A. e Pereira d’Oliveira Vinhos Lda.
Para além dos representantes das empresas, o IVBAM far-se-á representar por Paulo Rodrigues, presidente do Conselho Directivo, e Rita Galvão, chefe de Divisão da Promoção.
Seminários sobre Vinhos Madeira
Este ano, hoje e amanhã, pelas 16h30, no espaço Viniportugal, os profissionais da área terão oportunidade de assistir a um seminário subordinado ao tema: Madeira Wine Colheitas, cujo orador será Charles Metclafe. Co-fundador do International Wine Challenge, é jornalista e critico de vinhos e um dos maiores líderes de opinião da actualidade.
Estes seminários baseiam-se numa prova comentada sobre alguns dos Vinhos Madeira Colheitas, enviados pelas empresas madeirenses, vinhos estes de especial qualidade de uma só vindima (ano da vindima escrito na garrafa) e terem pelo menos cinco anos de envelhecimento antes de serem engarrafados.
Em termos de balança comercial, acentua o IVBAM, o mercado inglês encontra-se na 2ª posição na balança de exportação do Vinho da Madeira.
No ano 2008, o volume de comercialização de Vinho Madeira representou 242.919,50 litros, equivalendo a 1.447.092,98 euros. O Madeira, doce é o vinho mais consumido, representando cerca de 166.303,50 litros, seguindo-se o Madeira meio doce, seco e meio seco.
O custo total desta acção de promoção do Vinho Madeira é de cerca de 12.700,00 euros, co-financiado em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional. |