As jornadas são uma organização da Câmara de São Brás, e da Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça. Vão decorrer no salão nobre dos Paços do Município.
O objectivo desta iniciativa é debater e reflectir sobre os sectores da floresta, vinho e cortiça, que são os três pilares da indústria do concelho.
A gestão florestal, a certificação da Serra do Caldeirão, o papel do vinho no Algarve, os projectos desenvolvidos na área de reciclagem de rolhas, a Rota da Cortiça, as experiências nesta área em Espanha, as recentes investigações científicas que sugerem benefícios para saúde ao nível da prevenção do cancro devido ao consumo de vinho em rolhas de cortiça são outros dos temas que estarão em debate no dia 5 de Maio.
Os oradores desta conferência são Ana Frutuoso, técnica da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Paula Caetano, técnica da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça e José Cobra, secretário-geral da Confédération Europeène du Liège.
Vão ainda falar Carlos Sousa, juiz da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, Jesus Marquez, secretário da Associaçón de Industriales del Corcho del Suroeste da Andaluzia, Carla Ferreira, técnica da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça – Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve, João Costa, chefe de gabinete do presidente da Câmara de São Brás de Alportel, bem como o produtor de vinho algarvio João Mendes, Hermínio Rebelo, escanção-mor da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, e ainda Luís Gil, investigador do Instituto Nacional de Engenharia.
O moderador será Eduardo Palma, técnico da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça.
A sessão de encerramento contará com a intervenção do deputado do PS Miguel Freitas, presidente da subcomissão para a Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas da Assembleia da República.
No final do dia, haverá uma prova de vinhos e produtos regionais. No dia 6 de Maio, realiza-se uma visita a caves de produtores de vinhos do Algarve, nomeadamente à Quinta Morgado da Torre (Portimão)e Adega do Cantor (Guia, Albufeira). |