Adega Cartuxa lança Pêra-Manca
Agroportal | 08-04-2009

A Adega Cartuxa apresentou dia 7 de Abril as novas colheitas da sua emblemática marca Pêra-Manca.

Provenientes das vinhas da Fundação Eugénio de Almeida, as castas utilizadas (alentejanas, consagradas e recomendadas para a Denominação de Origem Controlada Alentejo) nos Pêra-Manca branco e tinto conferem a estes vinhos personalidades bem marcadas e estilos muito próprios.

Produzido a partir das castas Antão Vaz e Arinto, o Pêra-Manca branco 2007 é caracterizado por uma cor citrina, aroma frutado e paladar fino, complexo e persistente. Depois de colhidas, parte das uvas fermentam em depósito de aço inox e a outra parte em barricas de carvalho francês, a temperatura controlada. Após a fermentação, segue-se um estágio de 10 a 12 meses sobre borras finas com batonage. Por último, o vinho beneficia de um estágio final em garrafa durante 6 meses.

Com origem em parcelas de vinha criteriosamente seleccionadas, com mais de 25 anos, as castas utilizadas no Pêra-Manca tinto 2005 são a Trincadeira e a Aragonez, dando origem a um vinho encorpado, complexo e elegante, com aromas a passa de uva e notas da madeira onde estagiou. Iniciado o processo de desengace e esmagamento, segue-se a fermentação do mosto em cubas de aço inox com temperatura controlada e maceração pós-fermentativa prolongada. Após um estágio de 18 meses em madeira segue-se, por último, novo estágio de 24 meses em garrafa nas caves do Convento da Cartuxa.
 
 
English