O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) promoveu, na quinta-feira da semana passada, uma prova de vinhos do Douro e Porto, no Hotel Casino de Chaves.
A iniciativa inseriu-se no plano de promoção deste organismo, que, desta forma, quer “formar” profissionais para aconselhar o consumo de determinados vinhos, nomeadamente tendo em conta os alimentos que vão acompanhar.
A prova decorreu num ambiente descontraído e ficou marcada pela participação activa de todos os convidados, que foram trocando impressões e mostraram, acima de tudo, grande vontade de descobrir mais sobre os Vinhos do Douro e Porto e as suas potencialidades. O Presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, apontou como principais objectivos destas acções “formar novos consumidores e abrir algumas perspectivas aos agentes comerciais, no sentido de poderem vender e aconselhar o consumo de determinado tipo de vinhos e, sobretudo, aconselhá-los com determinado tipo de alimentos”. O responsável pela instituição referiu ainda que, mais do que apresentar as suas propostas, o IVDP pretende “desafiar as pessoas a serem capazes, elas próprias, de construir as suas ementas de acordo com os seus gostos e os seus paladares”.
Entre os principais convidados presentes, destacaram-se especialistas espanhóis ligados à Academia Gastronómica Ouresana, associações de sommeliers espanholas e restaurantes sediados nas proximidades da fronteira. |