Vinho 'Yes We Can' de Abrantes conquista americanos
Diário de Notícias | 23-03-2009

Da Herdade de Cadouços, no norte do Ribatejo, saiu um vinho biológico que está a fazer furor entre os consumidores dos EUA. Ou não tivesse escolhido para nome o 'slogan' da campanha presidencial de Barack Obama.

O vinho tinto Yes We Can Reserve 2007, produzido por processos biológicos na Herdade de Cadouços, no Alto Ribatejo, já conquistou o mercado norte-americano.

A principal característica dos vinhos aqui produzidos, segundo a proprietária Ana Cristina Ventura, é o facto de não haver qualquer manipulação química, com uma "filosofia de preservação exclusiva dos aromas naturais", utilizando rolhas de cortiça natural proveniente de agricultura em modo biológico e utilizando rótulos de papel ecológico e tintas vegetais.

Composta por 600 hectares de área e situada no norte do Ribatejo, em Bemposta, Abrantes, a Herdade de Cadouços bebe influências das Beiras e do Alentejo, num ambiente de lagos com nascentes naturais e montados de sobro, pontuados por flora diversa autóctone e aves migratórias.

É neste cenário que se ergue uma vinha com 52 hectares para produção de vinhos em modo biológico, com 11 castas que se estendem por quatro sectores diferentes da propriedade.

Esta divisão por sectores foi "a forma de aproveitar as melhores zonas de solo e de potenciar maior rentabilidade solar", explicou a responsável, arquitecta paisagista, apoiada por uma equipa de enólogos consultores.

Com um volume de vinho certificado de 3750 litros, a produção em garrafa do Yes We Can Reserve 2007 atingiu as 15 mil unidades "muito por força das encomendas que chegam dos EUA, essencialmente de Chicago, mas também do Brasil e Angola".

O vinho é produzido exclusivamente para exportação. E, segundo Ana Cristina Ventura, que coordena todo o processo desde a viticultura ao estágio, o nome "não nasceu pelo modismo ou pelas novas tendências, antes por um conceito que vivenciamos".

A marca Yes We Can "reflecte na perfeição a nossa maneira de estar na vida e a nossa filosofia de acreditar que podemos fazer coisas com qualidade, preservando a autenticidade da natureza", disse.

"Em vez da produção em quantidade, privilegiamos a qualidade, com uma vindima onde as uvas são recolhidas suavemente por uma equipa de senhoras", explica a proprietária do empreendimento.

Para o processo de estágio foi construída uma sala com temperatura e humidade controladas, sem entrada de luz solar, e onde os vinhos repousam em barricas de carvalho americano e francês.

Na sala estão também garrafas a aguardar, ao som de cânticos gregorianos, o momento da rotulagem, "nunca inferior a seis meses de estágio".

"Há vários estudos que comprovam a influência da música na água e plantas, pelo que consideramos ser esta fase do estágio um corolário de sentimentos que representam um ambiente de paz, harmonia e interioridade espiritual", afirmou Ana Cristina Ventura.

O Yes We Can Reserve 2007 está certificado pela Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (CVRR). Na herdade são ainda produzidas quatro outras marcas de vinho tinto certificadas pela CVRR, onde o Memorium Natur Reserva Selecção 2007 pontifica como topo de gama.

Outrora uma quinta de exploração de sobreiros, a Herdade de Cadouços foi remodelada e reaproveitada para o turismo em espaço rural, sob o conceito "A natureza ao natural" (ver texto ao lado). A Câmara de Abrantes declarou o projecto, em Outubro de 2008, como sendo de interesse público nas vertentes turística, económica e social.

E o Guia Michelin reconhece, desde há dois anos, a herdade como turismo de qualidade, o que permitiu atrair turistas de Espanha, França e Inglaterra.

 
 
English