Mais de 60 produtores portugueses de diferentes regiões de vinho vão estar presentes na Expovinis Brasil, que decorre entre os dias 02 e 04 de Maio, em São Paulo, afirmou hoje fonte ligada à organização do evento.O salão internacional reunirá um total de 400 produtores de todo o mundo.
A participação portuguesa no evento, que resulta de uma iniciativa conjunta entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e o ICEP, é assim mais uma aposta na promoção do vinho português nos mercados externos, em especial no Brasil, refere a AEP numa nota distribuída hoje.
"O objectivo é divulgar a marca Portugal, permitindo aos produtores portugueses expor o que de melhor se produz no país", explica a associação.
No espaço Portugal vão ser assim ser apresentados vinhos verdes, vinhos do Douro, Vinho do Porto, da Bairrada, do Dão, da Estremadura, do Ribatejo, de Palmela, de Setúbal, do Alentejo e da Madeira, alguns deles, de acordo com a AEP, serão mesmo lançados no próprio evento.
No espaço estará também patente uma exposição sobre o tema "Região do Alentejo - Onde o tempo é tempo" e decorrerão diversas provas de vinho comentadas.
Organizado pela Exponor Brasil desde 1999, o certame integrará ainda diversas actividades paralelas, tais como seminários, workshops, provas de vinhos, degustações, entre outros.
Segundo com os dados da organização do evento, Portugal é o maior exportador europeu de vinhos para o Brasil, país que por não conseguir produzir a quantidade suficiente para satisfazer os seus consumidores se tornou num importador de vinhos "por excelência".
Se em 2004, segundo um estudo do ICEP, a comercialização de vinhos portugueses para o Brasil cresceu 23% em valor e 22% em volume, em 2005, Portugal aumentou em 6,4% nos sete primeiros meses do ano, face a igual período de 2004, representando cinco milhões de euros.
A quota de mercado do vinho português no Brasil passou de 15,66% em 2004, para 15,91% em Julho de 2005, aponta ainda a fonte.
Em 2005, a edição da Expovinis Brasil obteve um aumento de aproximadamente 30% em termos de número de expositores, sendo já considerado o maior salão internacional de vinho da América do Sul.
O ano passado participaram um total de 190 expositores, representando 500 vinícolas de oito países diferentes, entre os quais Portugal com 91 expositores directos. |