O período de inscrições do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (C.N.V.E.) de 2009 abriu no passado dia 13 de Fevereiro, cuja cerimónia de abertura decorreu nas instalações do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, que será palco do evento entre os dias 12 e 15 de Maio.
O Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados conta com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Associação Portuguesa de Enologia e do Instituto da Vinha e do Vinho e tem como patrocinadores a Viniportugal, a UVA/Riedel, a Olitrem e o Grupo Auchan / Jumbo.
Na edição deste ano, espera-se que concorram 1000 vinhos, entre Vinhos Brancos, Rosés, Tintos, Espumantes e Generosos. Aos melhores classificados será atribuída a Medalha de Ouro, Prata e um Prémio Prestígio que visa distinguir a excelência entre os vinhos premiados.
Mais de 200 provadores serão contactados para participar nos 12 Júris de Prova do C.N.V.E. 2009 que será constituído por enólogos, escanções, profissionais da restauração, “opinion makers”, “brokers”, jornalistas nacionais e estrangeiros, sommeliers como Gerard Basset (Master Sommelier, Master of Wine, MBA on Wine, ex-dono da cadeia Hotel du Vin e hoje dono do Hotel Terravine), Isa Bal (Chefe Sommelier do restaurante 3 estrelas Michelin Fat Duck e actual campeao Europeu) ou Frederic Lebel (Chefe Sommelier em 1996 no Hotel de Crillon de Paris, Director Geral no restaurante 3 estrelas michelin Cote d’Or na Borgonha e actualmente dono da H.R. & Wines consulting), entre outros, que classificarão os vinhos a concurso.
Neste âmbito, esta iniciativa procura estimular a produção de vinhos de qualidade, incentivar o seu consumo moderado, dar a conhecer e apresentar aos consumidores os melhores vinhos produzidos nas diferentes regiões e contribuir assim para a promoção de vinhos no mercado internacional. Recorde-se que em 2008 um Júri composto por provadores de renome nacional e internacional classificou 653 vinhos a concurso, pertencentes a mais de duas centenas de produtores, premiando 131 amostras. |