Quinta de Foz de Arouce continua em destaque
Portugal Global | 12-02-2009

O vinho Quinta de Foz de Arouce continua em grande destaque nos mercados internacionais. O vinho tinto «Vinhas Velhas de Santa Maria 2005» deslumbra não só os apreciadores, mas também os grandes críticos mundiais.

Mark Squires, da equipa do supercrítico de vinhos Robert Parker, levou a cabo uma prova vertical destes vinhos (desde a colheita de 1989), aos quais atribuiu elevadas classificações.

Na última edição da reconhecida revista da especialidade «Wine Advocate», Mark Squires refere que trata-se, muito provavelmente, do melhor vinho Português de casta Baga, embora o seu estilo e «Terroir» sejam diferentes dos tradicionais vinhos de casta Baga da Região da Bairrada".

A produção vitivinícola na Quinta de Foz de Arouce mistura-se com a própria história e demarcação da propriedade, sendo hoje, tal como a adega, a única que se conhece na região.

Dos 60 hectares que hoje compõem a quinta, 15 são de vinha. O solo é predominantemente xistoso e de características aluvionais.

A vinha é composta por 3 hectares com mais de 50 anos, (vinha de Sta. Maria), por 9 hectares de vinha com 5 anos e por 3 hectares de vinha velha em reconversão. As castas tintas são distribuídas pela Baga, 80% e pela recém introduzida Touriga Nacional, 20%; as brancas, 5% do encepamento total, são na sua maioria Cerceal. Este ano ir-se-á dar início à reconversão de mais três hectares, dois de tinto e um de branco.
 
 
English