Portugal, que é já o maior exportador europeu de vinhos para o Brasil, terá degustações e 'workshops' durante os três dias do evento, na próxima semana, em São Paulo.
Portugal vai ter uma presença forte na Expovinis Brasil 2006, que começa de hoje a oito dias em São Paulo, decorrendo de 2 a 4 de maio na ITM Expo. Com apoio da Associação Empresarial de Portugal (AEP), em parceria com o ICEP, os mais tradicionais produtores estarão reunidos no Espaço Portugal, onde enófilos e 'sommeliers' poderão conferir os aromas e sabores lusitanos nos estandes e também em atividades paralelas como 'workshops', provas de vinhos e degustações.
A participação das quintas e herdades portuguesas na Expovinis Brasil visa a promoção do vinho português em um mercado em forte crescimento. Segundo um estudo do ICEP, em 2005 Portugal exportou para o Brasil mais de 5 milhões de litros de vinhos, o correspondente a 14,5 milhões de euros, cerca de 23% a mais em valor e em volume em relação a 2004.
Com uma participação de 15,91% no mercado brasileiro até julho de 2005, Portugal ocupa o primeiro lugar como maior exportador de vinhos da Europa para o Brasil, e o terceiro lugar geral após Chile e Argentina.
O delegado da AEP em São Paulo, José Manuel Costa, considera que "o Brasil se tornou um importador de vinhos por excelência, pois há um aumento na demanda e os produtores brasileiros ainda não conseguem produzir a quantidade suficiente para o consumo interno". "Além disso, outros fatores explicam a boa aceitação dos vinhos portugueses neste mercado: qualidade, disponibilidade, promoção da marca e preço, principais critérios na seleção do vinho importado", acrescenta o responsável da AEP, citado pela assessoria de imprensa do evento.
Programação do Espaço Portugal na Expovinis Brasil 2006
2 de maio: -Workshop sobre ligações de Vinho do Porto com chocolate (16h) - Degustação do vinho "Quinta da Cortezia", da Estremadura (18h) - Degustação sobre a combinação de vinhos portugueses com queijos (20h)
3 de maio: -Workshop sobre combinações com azeite português (16h) - Degustação sobre vinhos do Alentejo (18h) - Degustação sobre 250 anos de história dos vinhos do Douro (20h)
4 de maio: -Workshop sobre ligações inesperadas com vinhos tintos portugueses (16h) - Degustação sobre vinhos da Madeira (18h) - Degustação sobre espumantes portugueses (20h) |