Qualidade dos vinhos produzidos em 2008 superou as expectativas, diz Viniportugal.
Para os enólogos das diferentes regiões demarcadas há consenso: 2008 é um ano de bons vinhos.
A qualidade dos vinhos produzidos este ano, superou mesmo "as melhores expectativas dos produtores", garante a Viniportugal, com base nas indicações recebidas de enólogos de todas as regiões vitivinícolas portuguesas.
A estabilidade climática na altura da colheita foi um dos factores decisivos na qualidade da produção, com os vinhos a apresentarem-se "equilibrados, muito concentrados na cor e nos aromas, com frescura e grande potencial de envelhecimento", refere a associação inter-profissional que reúne federações, associações e organizações do sector.
Assim, apesar da quebra de produção nacional, que de acordo com as primeiras expectativas terá ficado 12% abaixo da vindima de 2007, o que representa uma queda de 25% face à média dos últimos anos, o sector mostra-se optimista.
"Apesar de se ter verificado uma ligeira quebra de produção, na ordem dos 5 a 10%, estamos perante um ano surpreendentemente muito bom", afirma Manuel Soares, da Aveleda. Referindo-se à Região dos Vinhos Verdes, este enólogo destaca "a elegância e frescura" dos vinhos, sublinhando os parâmetros de qualidade das casas Loureiro e Alvarinho.
Na Bairrada, Luís Pato, da Luís Pato Wines, confirma "uma colheita de grande qualidade para todos os tipos de vinho", depois de uma "maturação lenta e longa, sem golpes de calor", apesar de quedas de 30% nos brancos, 10% nos tintos da casta Baga e 40% na Touriga Nacional.
Para Francisco Gonçalves, da Sogevinus Fine Wines SA, no Douro, "ainda é prematuro avaliar a qualidade dos vinhos desta campanha, mas a evolução da matéria-prima está a decorrer de forma bastante positiva", deixando antever "um ano muito interessante em termos qualitativos".
"Quanto à qualidade, estamos perante um ano fantástico, melhor que 2007", afirma, também o enólogo Carlos Lucas, da Dão Sul, confirmando um decréscimo de produção de 10% nos vinhos brancos da região do Dão.
No Alentejo, Luís Duarte, da Herdade dos Grous, garante "um ano excepcional de vinho" e diz que qualidade desta campanha está "muito acima da média".
Criada em 1997, a Viniportugal tem o objectivo de apoiar e executar actividades de promoção do vinho e outros pordutos vínicos em Portugal e no estrangeiro, como a missão que levou 16 produtores e 130 marcas de vinho à Índia, em Novembro, ou a organização anual da "Wine Celebration", para comemorar o Dia do Vinho. |