A Região vai produzir Vinho da Madeira a partir de uva biológica. A novidade foi avançada ontem pelo director regional de Agricultura.
Bernardo Araújo falava na cerimónia de encerramento do “Madeira Adapt”, um curso de agricultura biológica através da internet.
O curso foi iniciado em 2005, na Escola Profissional Cristóvão Colombo, e contou com a participação de 20 formandos.
O projecto foi co-financiado pela Comissão Europeia e apoiado pela Secretaria Regional do Ambiente. O director regional de Agricultura salientou o crescimento da agricultrua biológica na Madeira, a qual já representa cerca de cinco por cento do total da área cultivada na Região.
Bernardo Araújo acrescentou que a agricultura biológica recebe os mesmos apoios que a agricultura “normal” e ainda tem direito a outros apoios especiais.
Por seu turno, Isabel Garcia, directora pedagógica da Cristóvão Colombo, explicou que os conteúdos do curso foram elaborados com a colaboração de agricultores biológicos.
O curso de e-learning permitirá que qualquer pessoa interessada neste tipo de agricultura possa adquirir os conhecimentos necessários através da internet.
Isabel Garcia diz que esta iniciativa é inovadora no País, «não havendo nada feito nesta área da agricultura».
A escola está a tentar que o curso seja homologado, «para que os agricultores o possam frequentar e, depois, possam concorrer aos subsídios que necessitam, pois sem o curso homologado não o poderão fazer», disse Isabel Garcia. |