Vinho do Porto terá centro multimédia à beira-rio
Jornal de Notícias | 28-11-2008

Numa semana de apresentações públicas e lançamentos de obras no centro histórico de Gaia, esta quinta-feira, foi a vez das caves Gran Cruz Porto anunciarem o projecto para a transformação de um edifício debilitado, no Largo Miguel Lombarda, zona ribeirinha de Gaia, num renovado Centro Multimédia.

O investimento no projecto, que estará concluído dentro de 18 meses, ronda os quatro milhões de euros. Da autoria do arquitecto Valentim Miranda, a renovação dotará o edifício de diferentes áreas. No piso térreo os visitantes vão poder encontrar uma recepção e loja de venda ao público, bem como um "open-space" que fará a ligação aos outros pisos. No primeiro andar, um espaço expositivo servirá de galeria e no segundo piso terá lugar uma sala de conferências. O último andar vai combinar ainda uma zona de provas com espaço para a degustação de vinhos e um terraço com vista para o Douro.

Segundo o presidente do grupo, Jean Pierre Cayard, o objectivo desta obra não é criar mais uma "cave de envelhecimento, com as suas pipas e velhas garrafas", mas antes um espaço "ligado à grande criatividade portuguesa, nos domínios da moda, arte e gastronomia", que pudesse mostrar uma "imagem mais jovem e mais inovadora" do Vinho do Porto.

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, que esteve na apresentação, insistiu na necessidade de projectos complementares para a reabilitação do centro histórico, não só na área da habitação, como noutras. "Em cerca de um quilómetro quadrado temos cinco projectos importantes: dois hotéis, o Cais Cultural, a recuperação do Convento Corpus Christi, o teleférico e este centro, que terá potencial do ponto de vista da atracção turística e de dinamização da economia de proximidade", notou.
 
 
English