Em 2008, a produção de Vinho Verde foi de cerca de 71,9 milhões, o que representa um crescimento de 3,43% comparativamente com os resultados de 2007. Este ano, o destaque vai para o aumento da produção de mosto, que permite a produção de vinhos mais jovens e aromáticos ao longo do ano.
Com resultados semelhantes aos de 2007, a produção de Vinho Verde está, no entanto, um pouco abaixo da média dos últimos 5 anos, que se situa acima dos 80 milhões de litros. As baixas produções, aliadas ao aumento de vendas, levaram a Região dos Vinhos Verdes a viver, há cerca de dois anos, com o stock de vinhos praticamente esgotado, originando um aumento de preços.
Como forma de tornar as vinhas mais produtivas, com melhor qualidade e menor custo, substituindo as vinhas velhas, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem desenvolvido várias iniciativas, nomeadamente no incentivo aos produtores à candidatura ao programa Vitis. Este projecto financia este investimento em 75% a fundo perdido. As candidaturas ao programa Vitis estão abertas até dia 28 de Novembro. |