Na última vindima, a região dos vinhos verdes produziu 72 milhões de litros. Este volume representa uma subida de 3,4% face ao ano anterior.
Os vinhos rosados ganham terreno na região dos vinhos verdes. Na última vindima, os brancos e tintos registaram quedas ligeiras face a 2007, compensadas pelo desempenho do segmento rosé.
Esta variedade registou um crescimento de 20%, atingindo um volume de 1,3 milhões de litros. Ainda assim, a quota do vinho rosado é irrelevante - menos de 2% do volume total. Outro destaque vai para o aumento da produção de mosto, que permite a obtenção de vinhos mais jovens e aromáticos ao longo do ano.
Este ano, a produção atingiu os 72 milhões de litros, registando um crescimento de 3,4% face a 2007 mas ficando abaixo da média dos últimos cinco anos, acima da barreira dos 80 milhões de litros.
Os brancos registaram um decréscimo de 2,8% (44.1 milhões de litros) e os tintos estabilizaram nos 18,2 milhões.
Como forma de tornar as vinhas mais produtivas, aliando uma melhor qualidade a um menor custo, a Comissão de Viticultura regional tem um programa de incentivo à substituição da vinha, no âmbito do programa Vitis que financia os projectos até 75%. |