Até dia 28 de Novembro podem ser entregues as candidaturas para o plantio de novas vinhas na região do vinho verde, de acordo com o programa Vitis, lançado pelo Ministério da Agricultura, que apoia financeiramente os produtores interesssados.
O Vitis tem por principal objectivo a renovação da vinha, e decorre ao mesmo tempo que um programa da União Europeia, que promove o arranque da vinha. Mais uma contradição? "Não", garante Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
"Há excesso em determinados pontos. Por exemplo, surgiram muitas candidaturas para o arranque da vinha no Ribatejo, e há escassez noutros pontos, como na região dos vinhos verdes".
Daí o programa Vitis. "A região precisa muito de novas plantas, que produzem mais, melhor e a um custo mais baixo", frisou, acrescentando que o objectivo é também chegar ao mercado, "com vinhos de melhor qualidade e mais do agrado dos paladares actuais".
Nesta campanha, até 28 de Novembro, os responsáveis esperam conseguir o maior número de candidaturas, tendo em conta que "nos próximos cinco anos será necessário reconverter no mínimo 15 mil hectares, ou seja quase metade da área da região", sublinhou Manuel Pinheiro.
O programa de apoio à reconversão da vinha não é novo. Este ano foi aumentada a verba de apoio, em cerca de 46%, ascendendo a 9100 euros por hectare.
"Um valor que fica próximo do que um produtor gasta na reconversão da vinha", referiu o presidente da CVRVV.
Por outro lado, o programa Vitis introduz outra inovação: uma candidatura apresentada em grupo, e não individualmente, "terá os seus apoios aumentados em 10%, e, assim, praticamente toda a reconversão fica paga", avançou Manuel Pinheiro, recordando que de todas as acções de formação ainda não apareceu um único interessado em nome individual, "mas sim projectos comuns, apresentados por organizações de pequenos produtores para reconverterem a vinha numa única casta".
De referir que um estudo recente dava conta que a multiplicação de viticultores da região do vinho verde dificultava o seu desenvolvimento.
O programa tem vindo a ser apresentado em diferentes pontos da região com o intuito de chegar a cerca de dois mil viticultores, que poderão vir a apresentar as candidaturas para a reconversão da vinha.
Hoje, a acção de formação terá lugar na Cooperativa Agrícola de Felgueiras, a aprtir das 14.30 horas e contará com a presença do secretário-Estado da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira, além dos representantes da CVRVV. |