A CIC tem como grande objectivo fazer com que os consumidores pensem na cortiça, “Choose Cork” e que esta seja uma condição imprescindível no acto de compra do vinho.
A Associação Portuguesa de Cortiça tem presença assegurada pela sexta vez consecutiva na The London International Wine and Spirits Fair (LIWSF), que decorre entre 16 e 18 de Maio, na capital inglesa.
Esta, que é já a 26ªedição do certame vai reunir no espaço ExCel, em Londres, cerca de 25 000 profissionais, ligados à área vinícola, de todo o mundo.
A organização do evento estima a presença de cerca de 1 300 expositores de 35 diferentes países.
Esta será uma oportunidade de ouro para promover a cortiça, já que a feira de Londres consegue reunir, no mesmo espaço, produtores de vinho, consumidores, ‘wine masters’, líderes de opinião e especialistas, e afirma-se como um acontecimento onde se estabelecem as tendências mundiais de consumo de vinho.
Os visitantes da edição deste ano podem experimentar vinhos e bebidas espirituosas, participar em provas, assistir a seminários e debates com experts em vinhos e sommeliers e ainda visitar o novo pavilhão do champanhe.
A Apcor estará presente no ‘stand’ institucional, em parceria com a ViniPortugal e o ICEP Portugal, onde fará a distribuição de informação sobre cortiça aos visitantes, jornalistas e participantes da feira.
Em conformidade com participações anteriores a Apcor irá promover uma campanha de reciclagem de rolhas durante os dias da feira.
A estratégia de promoção da cortiça na LIWSF deste ano passa por potenciar ao máximo a comunicação da cortiça como o melhor vedante para os vinhos, aproveitando o facto da feira decorrer simultaneamente com a campanha internacional da cortiça (CIC) no Reino Unido.
A CIC contempla acções de promoção da cortiça destinadas ao trade e aos consumidores de vinho, que incluem a publicação de anúncios na imprensa inglesa, outdoors espalhados pelas principais ruas de Londres, Manchester, Leeds, Salford, Trafford e Birmingham e publicidade on-line na UKTV Food (canal britânico especializado em gastronomia e vinho).
O rosto da campanha para o mercado inglês é o treinador português José Mourinho.
As publicações especializadas The Grocer, The Drinks Business, Off Licence News, Harpers e The Publican já divulgaram, nas suas páginas, mensagens de José Mourinho a defender o uso de rolhas de cortiça.
A comunicação da cortiça vai chegar ainda a todos os participantes e visitantes da feira através de folhetos que a Apcor irá distribuir nos hotéis circundantes ao espaço da feira e de kits que irão ser colocados em cada quarto dos hotéis. Os kits incluem um postal em defesa da cortiça com a mensagem “Don’t settle for less”, um caderno de provas e um dropstop (apanha-gotas). A CIC tem como grande objectivo fazer com que os consumidores pensem activamente na cortiça, “Choose Cork” e que esta seja uma condição imprescindível no acto de compra do vinho.
A feira de Londres e a CIC são duas iniciativas que se entrevêem um sucesso e uma grande oportunidade da cortiça marcar pontos no panorama vinícola internacional. |