No dia das comemorações do centenário da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, aplaudiu o trabalho desenvolvido na Região. "Afirmo, sem qualquer favor, que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é um exemplo a seguir noutras regiões", defendeu na cerimónia que decorreu no dia 18 de Setembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, onde foi também entronizado Confrade do Vinho Verde.
"Os Vinhos Verdes estão de parabéns porque, a par do Vinho do Porto, são hoje um marco da portugalidade. Um marco da nossa cultura", referiu o Ministro acrescentando que "a CVRVV tem tido um papel fundamental no sucesso dos Vinhos Verdes, que têm vindo a aumentar as suas exportações de forma sustentada".
Jaime Silva, defendeu ainda "que a modernização do sector português dos vinhos passa pela fusão e cooperação entre adegas cooperativas, como está a suceder na região dos vinhos verdes". "Esta Região está a conseguir taxas anuais de aumento das exportações de 12 por cento, o que se deve quer à qualidade dos seus produtores individuais quer à união de esforços entre as cooperativas, que assim ganham dimensão", declarou.
O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas deixou ainda um alerta. "Só com a fusão entre operadores do sector será possível remunerar bem, e a tempo e horas, os produtores que lhes entregam as uvas", sublinhou.
Salientou que, na negociação sobre o vinho na União Europeia realizada durante a Presidência Portuguesa foi conseguido um envelope financeiro de 71 milhões de euros por ano para a vinha, 79 por cento dos quais se destinam a investir na modernização da produção e plantação de vinhas com castas de qualidade".
Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) manifestou o seu contentamento pelo crescimento e evolução que se tem vindo a verificar na Região. "É com imenso orgulho que estamos aqui hoje todos reunidos, a celebrar esta data história", declarou acrescentando que "é preciso lutar em conjunto para continuar a ter os excelentes resultados que a Região e as vendas do Vinho Verde têm alcançado". "O Vinho Verde é um vinho de distinção e é nesse sentido que vamos continuar a trabalhar, para o diferenciar cada vez mais", defendeu.
A CVRVV aproveitou ainda a comemoração dos 100 anos da Região para homenagear algumas personalidades que se destacaram pelo importante contributo para a dignificação e notoriedade da Região dos Vinhos Verdes atribuindo-lhes Medalhas de Mérito. Destacaram-se:
- Maria Hermínia Silva Oliveira Pães, Palácio da Brejoeira - Chefe Hélio Loureiro - Eng. António Guedes, Quinta da Aveleda - Eng. Artur José de Oliveira e Pinho, antigo Presidente da CVRVV - Eng. Manuel Ferreira da Silva Babo, técnico e director do Laboratório da CVRVV - Dr. Francisco Sampaio, Director da Região de Turismo do Alto Minho |